Dia Mundial do Meio Ambiente

 

Dia Mundial do Meio Ambiente

Clube Amigos do Ambiente 
sobre o lema Escola limpa e Aluno Saudável

A esquerda  o Reitor da Unisced e a direita Presidente da C.M.B
                                                                   Foto Familia



                                            Coordenadora do Projecto Proeduca-Moçambique
                                                    Vereadora da Saude do C.M.B

                                                                    Doctor Zacarias  Magibire

                                        Alunos e Membros do Grupo Amigos do Ambiente



                          Director Geral do INPETRO, Presidente do C.M.B e Reitor da UNISCED




                                                                               05 / 06 / 2022

Dia 05 de junho é comemorado o dia internacional do meio ambiente, que foi estabelecido em dezembro de 1972 pela Assembleia Geral das Nações Unidas. O objetivo era instituir uma data para a reflexão de como o ser humano está ligado à natureza e tudo que o cerca.

Quase 50 anos depois a reflexão ainda é muito actual, visto que as agressões aos ecossistemas terrestres e marinhos seguem avançando, e precisamos trabalhar de forma contínua á conscientização ambiental.

Qual a origem do dia 05 de junho?

Dia 05 de junho de 1972 foi a primeira reunião com representantes de diversos países para discutir a relação do homem com a natureza, em dezembro do mesmo ano, foi definido pelas Nações Unidas este como o dia referência para o tema.

Quão dependente somos do meio ambiente?

Tudo em nossas vidas tem ligação com a natureza, de forma directa ou indirecta. Os alimentos que consumimos, o ar que respiramos, a água que bebemos e o clima que deixa nosso planeta habitável, todos eles vêm e dependem da natureza. Somos intimamente conectados e dependentes deste equilíbrio, que chamamos meio ambiente.

E diariamente recebemos sinais, mensagens da natureza, de como estamos indo para a beira de um colapso como, por exemplo:

Extinção de espécies de plantas e animais; 

Mudanças climáticas severas: aumento da temperatura global, secas, chuvaradas; 

Radiação ultravioleta aumentando devido ao buraco na camada de ozôno; 

Poluição de rios e mares com esgoto e plásticos; 

Doenças provocadas pelo desequilíbrio ambiental e interação com espécies silvestres.

O exemplo mais claro que temos é o actual momento, da epidemia de Covid-19, provocada por um vírus silvestre. Conforme relato da directora do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, a natureza está nos mandando um recado. Quanto mais destruirmos e impactarmos o meio ambiente, mais respostas extremas teremos, pois estamos interferindo no equilíbrio natural do meio.

Mais de 75% das novas doenças inficiosas são provenientes da interação humana com populações de animais selvagens, que deveriam naturalmente estar protegidos nos seus ecossistemas, florestas, savanas. 

Que esta data de 5 de junho seja de profunda reflexão sobre nossos hábitos e nosso modelo de sociedade, assim sairemos mais fortes e com um novo olhar sobre nosso papel, afinal, somos mais uma espécie na delicada teia biológica.

Por fim, é hora de pensarmos o que estamos fazendo para o nosso planeta e como entregaremos este mesmo local para futuras gerações.  Mais do que nunca, precisamos nos conscientizar e repensar nossa relação com o meio ambiente.

Estiveram presente no dia Coligação das Organizações (CLEM, APP, ANANDJIRA, ABEC, Movimento Activista Moçambique e Associação Jovens Caridosos)

   









0 Comentários