RELATÓRIO MENSAL DA IMPLEMENTAÇÃO DE ACTIVIDADES LIC PELAS

 


  RELATÓRIO MENSAL DA IMPLEMENTAÇÃO DE ACTIVIDADES LIC PELAS

OCB’S

 

Mês e Ano:

(Mês e ano a que se referem as actividades)

 

01a30 de Dezembro de 2021

Referência do

Contrato

 

Ref: MOZ274/ PMOZ/1MOZBER01/WSC09-039

 

Nome da OCB:

 

Visão Para o Desenvolvimento Comunitário - VIDEC

Bairro:

 

Bairro 21 Inhamizua

Nome dos elementos da equipa:

(Indique o coordenador da equipe e activistas)

 Coordenado r- Domingos Luís Mafunga

 

 Activistas:

João Domingos João

Joana Alberto Camunga

Joaquim Orlando Luís Mineses


Actividades desenvolvidas

(Descreva as actividades desenvolvidas em formato de bullets points)

 

ü  Identificação e reporte de fugas ao FIPAG, durante o mês em referencia a equipa da VIDEC que trabalha em Inhamizua reportou muitas vezes acerca de fugas através de ligações via cell, sms e vídeos em Whatsapp grupo  R.P.LLIIC

ü  Promoção de novas ligações / angariação de clientes Esta actividade marcou destaque para este mês, foi uma sensibilização massiva comunitária, serviu como lançamento oficial do projecto, uma actividade que impulsionou bastante o projecto tendo em conta a sua dimensão, presume se que cerca de 400 familias tenham sido sensibilizadas sobre os requisitos (documentos) para ter uma litigação de agua no quintal e as vantagens de teer uma ligação de agua no quintal.

 

ü  Leitura de Contadores e Entrega de Facturas – Atendendo e considerando que o número de inspecções é maior em relacao ao inúmero de activistas, adoptou a filosofia de agrupar os activistas das três (3) OCBs a fazer leitura de contadores e entrega de facturas em todos os Bairros do Projecto LIC, que são Bairro de Chipangara, Inhamizua e Matadouro., nos dias 8, 10 e 14respectivamente.

No que diz respeito sobre os activistas da VIDEC, no primeiro no bairro de Chipangara trabalharam nas seguintes inspecções:

Bairro de Chipangara

            Domingos Luís Mafunga, trabalhou com analista Orlando na inspecção número 03095,

            Joana Alberto Camunga, trabalhou com analista Bene na iinpenccao numero 03015

            João Domingos João - trabalhou com analista Domingos na inspecção 03179 e

            Joaquim Orlando Luís Mineses – trabalhou com analista Joaquim Obey na inspecção numero 03270

 

Bairro de Inhamizua

Domingos Luís Mafunga, trabalhou com analista Domingos nas seguintes inspecções nr 02334, 06485 e 06490

Joana Alberto Camunga, trabalhou com analista Pedro nas inspecções 06489 e 02312

João Domingos João, no primeiro dia trabalhou com analista Chataica nas inspecções 02332, 06488 e no segundo dia trabalhou com analista Verniz na inspecção nr 06493

Joaquim Orlando Luís Mineses, trabalhou com analista Gimo nas inspecções  02331 e 06496.

 

 

Bairro de Matadouro

Para este Bairro a situação é outra, porque o Bairro tem 308 clientes, apenas com uma e única inspecção nr 02070, optamos por dividir em 3 partes a inspecção, cada parte era composto por 3 activistas, um de cada associação e orientado por um coordenador,

 

 

 

ü  Detectar, registar, comunicar e monitorar as anomalias tais como casa fechada, contador não localizado, contador danificado ou avariado, contador não legível, contador retirado, contador invertido, anomalias das ligações, falta de água e outras anomalias constantes do “guia de anomalias”, bem como pressionar o FIPAG para a tomada de medidas correctivas com vista à sua regularização - Nesta actividade estamos encontrar muitos contadores já não tem roscas, porque alguns clientes estão constantemente a retirar contador.

Na verdade quando esta quase para o dia da entrega de facturas, os mesmos colocam contadores no ugar e por não saber a posição do contador, alguns colocam ao contrario.

Estamos a fazer o levantamento dos contadores com problemas para a sua substituição

ü  Propor, e após autorização do FIPAG por via do Gestor de Zona, coordenar a execução de remoções; durante o mês findo, realizamos por duas vezes junto a equipa da WSUP / FIPAG  e outra junto com a equipa de  gestor da zona

ü  Monitorar o funcionamento dos contadores e o processo de pagamento das facturas – esta actividade e feita em simultâneo na medida que realizamos remoções e cortês, ao mesmo tempo, caso haja clientes com dividias, os activistas sensibilizam os clientes para pagar em forma parciais ou caso o cliente tiver o valor,  pode liquidar a sua divida na totalidade para não correr risco de corte, se o cliente estiver disposta em pagar, é dirigindo ao gestor da zona ou ao secção contencioso para a negociação da divida.


 

Desafios e dificuldades encontradas

(Descreva os principais desafios e dificuldades encontradas durante a realização das actividades)

Acerca do desafio:

Assim sendo o projecto é piloto nesta cidade da Beira, os desafios são maiores, entendemos que a mudança de comportamento é um processo, o qual pressupõe-se que as etapas do projecto devem ser antecipadas por um conhecimento aprofundo das causas do comportamento e minuciosamente acompanhadas com medidas duras para possíveis desvios.

 

Dificuldades

Durante o mes em referencia, tivemos as seguintes dificuldades:

ü  O atraso do desembolso do adiantamento, condicionou a equipa trabalhar sem equipamento exigido pela WSUP,

ü   Número de activistas é inferior em relacao do numero das inspecções nos Bairros de Chipangara e Inhamizua, o que obriga trabalhar 2 dias para leitura de contadores e entrega de facturas, 

ü   Morosidade na intervenção de anomalias e fugas reportados e quando são resolvidos com ausência dos activistas que identificou anomalia.

ü  Um numero considerável de contadores invertidos e

ü  Muitos clientes em diferentes inspecções nas suas torneiras não jorram água

ü   

 

 

 

Resultados


(Preencha a tabela abaixo)

 

Parâmetro

Valor Mês anterior

Meta Mês anterior

Valor Mês em curso

Meta Mês em curso

Taxa Fixa

0

0

9.000,00

------

Taxa de leitura (%)

0

0

9.225,00

87%

Taxa de cobrança (%)

0

0

8.200,00

78%

Perdas totais na (ZMC)

0

0

9.225,00

37%

Volume facturado

0

0

11.275,00

20.863m3

Total (Incluindo IVA)

 

 

46.925,00

 

 

 

 

 

Outros Parâmetros

Valor Mês anterior

Valor Mês em curso

Número de leituras feitas

 

 

Número de facturas recebidas

 

 

Número de facturas entregues

 

 

Número de facturas devolvidas

 

 

Número de sensibilizações feitas para o uso

sustentável e seguro da água

 

 

Número de fugas identificadas

 

 

Número de fugas reportadas

 

 

Número de fugas reparadas

 

 

Número de novos clientes angariados

 

 

Número de Suspensos

 

 

Número de clientes suspensos reconectados

 

 

Número de cortes efectuados

 

 

Número de remoções de ramais

 

 


Comentários aos Resultados


(Explique as possíveis razões para os casos em que não foi possível alcançar as metas)

De forma geral os resultados alcançados ao logo do mês são encorajadores polis reflectem aquilo que foi o desempenho da equipa da VIDEC no cumprimento do cronograma das Actividades previstas.

Tratando -se do primeiro mês de actividades, acreditamos que nos próximos messes faremos o melhor para a subida da percentagem dos indicadores.

 

Proposta para Melhoria do Desempenho


(Explique que acções serão tomadas para a melhoria do desempenho)

Para a melhoria do desempenho, a equipa da VIDEC neste segundo mês de actividades elaborou um plano de acção ambicioso, conta com diferentes intervenientes tais como:

-FIIPAG – a equipa da VIDEC ira trabalhar com o gestor da zona e equipa técnica  de reparação de fugas de grande dimensão

-Lideranças locais – encontros de informe a liderança sobre as familias necessitam de novas ligações, também informar a liderança sobre o tratamento dos clientes encontrados a retirar contador.

Casos de Erros de Leituras


 

                             (Indique todos os casos de erros de leituras)

Ate então não temos informações de erros de leitura, pese embora que existe muitos contadores invisíveis, leituras regressivas, uma vez que correcção das paginas de leitura são feitas com analistas do FIPAG.

 


 

 

 

 

 

 

                                                             Data:  03/01/2022

 

 

 

O Coordenador

                   

------------------------------------------

                            (Domingos Luís Mafunga) 

 

                                                                                                                                        

 

As imagens que documentam as actividades realizadas no mês de Dezembro/2021

Momentos de sensibilização para novas ligações e uso sustentável de água

Momentos de sensibilização para novas ligações e uso sustentável de água


Actividade de leitura de contadores e entrega de facturas

      

 

      




 

 

Remoções de ligações ilegais

    




0 Comentários