RELATÓRIO MENSAL DA IMPLEMENTAÇÃO DE ACTIVIDADES LIC PELAS
OCB’S
Mês e Ano: (Mês e ano a que se referem
as actividades) |
01a30 de Dezembro de 2021 |
Referência do Contrato |
Ref: MOZ274/ PMOZ/1MOZBER01/WSC09-039 |
Nome da OCB: |
Visão Para o Desenvolvimento Comunitário - VIDEC |
Bairro: |
Bairro 21 Inhamizua |
Nome dos elementos
da equipa: (Indique o coordenador da
equipe e activistas) |
Coordenado r- Domingos Luís Mafunga Activistas: João Domingos João Joana Alberto Camunga Joaquim Orlando Luís Mineses |
Actividades desenvolvidas
(Descreva as actividades desenvolvidas em formato
de bullets points)
ü Identificação e reporte de fugas ao
FIPAG, durante
o mês em referencia a equipa da VIDEC que trabalha em Inhamizua reportou muitas
vezes acerca de fugas através de ligações via cell, sms e vídeos em Whatsapp
grupo R.P.LLIIC
ü Promoção de novas
ligações / angariação de clientes – Esta actividade marcou destaque para este mês,
foi uma sensibilização massiva comunitária, serviu como lançamento oficial do
projecto, uma actividade que impulsionou bastante o projecto tendo em conta a
sua dimensão, presume se que cerca de 400 familias tenham sido sensibilizadas
sobre os requisitos (documentos) para ter uma litigação de agua no quintal e as
vantagens de teer uma ligação de agua no quintal.
ü Leitura
de Contadores e Entrega de Facturas
– Atendendo e considerando que o número de inspecções é maior em relacao ao
inúmero de activistas, adoptou a filosofia de agrupar os activistas das três
(3) OCBs a fazer leitura de contadores e entrega de facturas em todos os
Bairros do Projecto LIC, que são Bairro de Chipangara, Inhamizua e Matadouro.,
nos dias 8, 10 e 14respectivamente.
No
que diz respeito sobre os activistas da VIDEC, no primeiro no bairro de
Chipangara trabalharam nas seguintes inspecções:
Bairro
de Chipangara
Domingos Luís Mafunga, trabalhou
com analista Orlando na inspecção número 03095,
Joana Alberto Camunga, trabalhou
com analista Bene na iinpenccao numero 03015
João Domingos João - trabalhou com analista
Domingos na inspecção 03179 e
Joaquim Orlando Luís Mineses – trabalhou com
analista Joaquim Obey na inspecção numero 03270
Bairro
de Inhamizua
Domingos Luís Mafunga, trabalhou
com analista Domingos nas seguintes inspecções nr 02334, 06485 e 06490
Joana Alberto Camunga, trabalhou
com analista Pedro nas inspecções 06489 e 02312
João Domingos João, no primeiro
dia trabalhou com analista Chataica nas inspecções 02332, 06488 e no segundo
dia trabalhou com analista Verniz na inspecção nr 06493
Joaquim Orlando Luís Mineses, trabalhou com analista Gimo nas
inspecções 02331 e 06496.
Bairro
de Matadouro
Para este Bairro a situação é
outra, porque o Bairro tem 308 clientes, apenas com uma e única inspecção nr
02070, optamos por dividir em 3 partes a inspecção, cada parte era composto por
3 activistas, um de cada associação e orientado por um coordenador,
ü Detectar, registar,
comunicar e monitorar as anomalias tais como casa fechada, contador não localizado, contador danificado ou
avariado, contador não legível, contador retirado, contador invertido, anomalias das ligações,
falta de água e outras anomalias constantes do “guia de anomalias”,
bem como pressionar o FIPAG para a tomada de medidas correctivas com vista à
sua regularização -
Nesta actividade estamos encontrar muitos contadores já não tem roscas, porque
alguns clientes estão constantemente a retirar contador.
Na verdade quando esta
quase para o dia da entrega de facturas, os mesmos colocam contadores no ugar e
por não saber a posição do contador, alguns colocam ao contrario.
Estamos a fazer o
levantamento dos contadores com problemas para a sua substituição
ü Propor, e após
autorização do FIPAG por via do Gestor de Zona, coordenar a execução de
remoções; durante o mês findo, realizamos por duas
vezes junto a equipa da WSUP / FIPAG e
outra junto com a equipa de gestor da
zona
ü Monitorar o funcionamento dos contadores e o processo
de pagamento das facturas – esta
actividade e feita em simultâneo na medida que realizamos remoções e cortês, ao
mesmo tempo, caso haja clientes com dividias, os activistas sensibilizam os
clientes para pagar em forma parciais ou caso o cliente tiver o valor, pode liquidar a sua divida na totalidade para
não correr risco de corte, se o cliente estiver disposta em pagar, é dirigindo
ao gestor da zona ou ao secção contencioso para a negociação da divida.
Desafios e dificuldades encontradas
Acerca do desafio:
Assim sendo o projecto é piloto nesta cidade da Beira, os desafios são
maiores, entendemos que a mudança de comportamento é um processo, o qual pressupõe-se que as etapas
do projecto devem ser antecipadas por um conhecimento aprofundo das causas do
comportamento e minuciosamente acompanhadas com medidas duras para possíveis
desvios.
Dificuldades
Durante
o mes em referencia, tivemos as seguintes dificuldades:
ü O atraso do desembolso do adiantamento,
condicionou a equipa trabalhar sem equipamento exigido pela WSUP,
ü Número de
activistas é inferior em relacao do numero das inspecções nos Bairros de
Chipangara e Inhamizua, o que obriga trabalhar 2 dias para leitura de
contadores e entrega de facturas,
ü Morosidade
na intervenção de anomalias e fugas reportados e quando são resolvidos com
ausência dos activistas que identificou anomalia.
ü Um numero considerável de contadores invertidos e
ü Muitos clientes em diferentes inspecções nas suas
torneiras não jorram água
ü
Resultados |
(Preencha a tabela
abaixo)
Parâmetro |
Valor Mês anterior |
Meta Mês anterior |
Valor Mês em curso |
Meta Mês em curso |
Taxa Fixa |
0 |
0 |
9.000,00 |
------ |
Taxa de leitura (%) |
0 |
0 |
9.225,00 |
87% |
Taxa de cobrança (%) |
0 |
0 |
8.200,00 |
78% |
Perdas totais na
(ZMC) |
0 |
0 |
9.225,00 |
37% |
Volume facturado |
0 |
0 |
11.275,00 |
20.863m3 |
Total (Incluindo IVA) |
|
|
46.925,00 |
|
Outros Parâmetros |
Valor Mês anterior |
Valor Mês em curso |
Número de leituras feitas |
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|
Número de facturas recebidas |
|
|
Número de facturas entregues |
|
|
Número de facturas devolvidas |
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Número de sensibilizações feitas para o uso sustentável e
seguro da água |
|
|
Número de fugas
identificadas |
|
|
Número de fugas
reportadas |
|
|
Número de fugas
reparadas |
|
|
Número de novos
clientes angariados |
|
|
Número de Suspensos |
|
|
Número de clientes suspensos reconectados |
|
|
Número de cortes
efectuados |
|
|
Número de remoções de ramais |
|
|
Comentários aos
Resultados |
(Explique as possíveis razões para os casos
em que não foi possível
alcançar as metas)
De
forma geral os resultados alcançados ao logo do mês são encorajadores polis reflectem
aquilo que foi o desempenho da equipa da VIDEC no cumprimento do cronograma das
Actividades previstas.
Tratando
-se do primeiro mês de actividades, acreditamos que nos próximos messes faremos
o melhor para a subida da percentagem dos indicadores.
Proposta para Melhoria do Desempenho |
(Explique que acções
serão tomadas para a
melhoria do desempenho)
Para a
melhoria do desempenho, a equipa da VIDEC neste segundo mês de actividades
elaborou um plano de acção ambicioso, conta com diferentes intervenientes tais
como:
-FIIPAG
– a equipa da VIDEC ira trabalhar com o gestor da zona e equipa técnica de reparação de fugas de grande dimensão
-Lideranças
locais – encontros de informe a liderança sobre as familias necessitam de novas
ligações, também informar a liderança sobre o tratamento dos clientes
encontrados a retirar contador.
Casos de
Erros de Leituras |
(Indique
todos os casos de erros de leituras)
Ate então não temos informações de erros de leitura, pese embora que existe muitos contadores invisíveis, leituras regressivas, uma vez que correcção das paginas de leitura são feitas com analistas do FIPAG.
Data: 03/01/2022
O Coordenador
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(Domingos Luís Mafunga)
As imagens que documentam as actividades realizadas no
mês de Dezembro/2021
Momentos de sensibilização para novas ligações e uso sustentável de água
Momentos de sensibilização para novas ligações e uso sustentável de água
Actividade de leitura de contadores e entrega de facturas
Remoções de ligações ilegais
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