NO ÂMBITO DE ACTIVIDADE DE TROCA DE EXPERIÊNCIA COM ASSOCIAÇÃO AMOJUDEC

 








ACTA DE VISITA

NO ÂMBITO DE ACTIVIDADE DE TROCA DE EXPERIÊNCIA COM ASSOCIAÇÃO AMOJUDEC

Data:                       27 a 28 de Outubro/2023

Local:                      Escritório da AMOJUDEC-Chimoio

Hora:                      11:00 - 14:00 Horas

 

Presentes:

VIDEC:                                         1. João Domingos João - Oficial de Programa

                                                     2. Ancha Emília Natal - Gestora Financeira

                                                     3. Joaquim Orlando - Activista/ comunicação & Imagem

                                                     4. Julieta Virgínia Chiquerimo – Activista

                                                     5. Domingos Luís Mafunga- Coordenador

 

 

AMOJUDEC:                          1. José Ernesto Njirazafa- Coordenador

                                                   2. Joao Duarte - Oficial de Programa

                                                   3. Belita José - Supervisora do campo

                                                   4. Cristina Filipe – Assistente administrativa

                                                   5. João José Fundisse- Activista

                                                   6. Amélia Boene – Activista

                                                   7. Rita José - Activista

  

Objectivo geral da visita:

Ø  Realizar troca de experiencia com OCB com projecto semelhante

 

Objectivo específico da visita:

Ø  Colher Informações sobre o projecto de água e saneamento a nível do Distrito de Gondola, concretamente no local onde as actividades estão sendo implementadas;

Ø  Saber sobre as dificuldades encontradas por parte de AMOJUDEC durante 6 meses da implementação do seu projecto;

Ø  Saber o motivo da escolha de projecto de água e saneamento, sua recepção a nível local e resultados alcançados ate então.

 

 

ENQUADRAMENTO

 

A reunião iniciou com as apresentações de cada uma das OCBs presentes, de seguida passou par outro ponto, onde o Sr. João da VIDEC, começou a falar o objectivo da vista. Dai colocou três questões ao Coordenador da AMOJUDEC. E as questões foram respondidas de seguinte termo:  

 

1ª Questão: respondeu dizendo que primeiramente foram meter os documentos ao governo local e 3 meses depois tiveram a resposta positiva do governo, e foram se preparando para entrar no terreno. E disse que a recepção do projecto por parte de governo foi boa, visto que já tinha uma boa relacao com as estruturas locais no âmbito da Implementação de outro projecto designado "Rede da Criança". Que tinha sido implementado mo mesmo local.

 

2ª Questão: explanou que o grande desafio foi a dificuldade encontrada na compreensão dos modelos de ferramentas da FUNDANÇÃO MASC, sobre tudo nos preenchimentos de sprint, actividade diária e outras ferramentas. Não só, como também no âmbito da actividade de sensibilização de recolha de lixo, onde fazia-se limpeza como hoje, e dia seguinte encontrava de novo o lixo depositado no mesmo local.

 

3ª Questão: respondeu dizendo que por causa deste projecto de água e saneamento financiado pela FUNDAÇÃO MASC, trouxe muitos ganho o nível do posto administrativo de Inchope durante os seis meses, por que lá tinha muita dificuldade de água e saneamento e hoje há pessoas que foram empregues por causa do impacto deste projecto. Hoje Inchope esta toda limpa e até parece que há Conselho Municipal a trabalhar, enquanto a comunidade local a partir da advocacia que em ponderou a mesma a ser mais ágil. Apesar destes ganhos o grande desafio agora é a componente de água. Ainda ressente-se a falta de água na comunidade.

 

 

 

OUTROS PONTOS ABORDADOS

 

Outros aspectos mais importantes abordados no âmbito desta visita foi a criação de parceria e ajuda entre as duas OCBs. O senhor José Ernesto Njirazafa, disse que AMOJUDEC irá precisar ajuda da VIDEC na área de comunicação e imagem e na divulgação das actividades nas redes sociais. Visto que na área de comunicação e um pouco na administração e finanças esta muita fraca no AMOJUDEC. E a VIDEC disponibilizou-se em ajudar em apoio técnico e com ferramentas de modo que possam ultrapassar estas pequenas dificuldades.

 

Outro facto, lamentou-se da morosidade nos reembolso ou envio de valores de tranches, a falta de acompanhamento contínuo, demora da acusação da mensagem electrónica por parte da FUNDANÇÃO MASC, cria muito transtorno no alcance das metas do projecto.

E recomendou a mudança de política e da organização do pessoal da MASC de modo que estes sejam mais ágeis nos compromissos dos acordos parceria assinados com as OCBs.

 

Também elogiou o trabalho da FUNDAÇÃO MASC que tem vindo levando acabo ao nível do pais, em particular na província de Cabo Delgado. Já no final de encontro da visita, a VIDEC agradeceu pela recepção por parte da AMOJUDEC e mostrou abertura para futuro parceria ou mesmo consórcio entre as duas partes. Nada mais havendo a tratar encerrou-se o encontro da visita, esta acta foi redigida por me, Julieta Virgínia, e em anexo vai a lista de presença de encontro da visita.

 

Chimoio, aos 27 de Outubro de 2023


0 Comentários