RELATÓRIO NARRATIVA DE ACTIVIDADES-Abril de 2024

                                            RELATÓRIO NARRATIVA DE ACTIVIDADES-Abril de 2024





Actividades desenvolvidas

Mais um mês produtivo e assim que avalia resumidamente a OCB VIDEC em relação as atividades do projeto gestão de Comunidade da Baixa Renda no bairro de Inhamizua.

DESENVOLVIMENTO

ü  1. Leitura de Contadores e Entrega de Facturas

Meta 92% Realizado 93%, em relação ao mês de Marco, tivemos uma subida acima de 100% devido a descoberta de novos clientes que não recebiam faturas durante muito tempo.

    1.1 Novas ligações

Meta 8, Realizado 15, este número conseguimos através de sensibilização diária as comunidades para aderirem a novas ligações, acreditamos que no próximo mês de Maio, o número poderá aumentar cada vez mais.

1.2 Recuperação de Clientes- Meta 18, realizado 6, esta actividade tem sido bem recebido pelos clientes que por motivo de divida viram interrompida o acesso a agua nas suas residências. 

ü  2. Cobranças

Meta 1.168.534.00, Realizado 994.138,00, por vários motivos que determinaram o não pagamento das facturas, avaria de Mutua, conjuntivite e não ter a data fixa de Leitura e entrega de facturas.

2.1 Valores cobrado normal

Meta 1.619,157 MZN, Realizado 1.168.534 MZN, Nem todos clientes foram pagar as suas facturas nas lojas da AdRC- Beira.

2.2 Valores cobrados de dívidas

            Meta Fixada 400.000,00 MZN; Realizado 522.653,64 Mt- através de sensibilização diária e cobranças nos finais do mês perçoadimos os clientes a aproximar aos balções de AdRC Beira para fazerem os pagamentos dos seus consumos mensais na sua totalidade e uma percentagem de saldo em divida.

ü  3. Valores cobrados Total

           Meta 2 021 888 MZN, Realizado 1.516.792 Mt, através de sensibilização diária e cobranças nos finais do mês perçoadimos os clientes a aproximar aos balcões de AdRC Beira para fazerem os pagamentos dos seus consumos na sua totalidade da fatura ou no valor que dispõe.

ü  4. Perdas na ZMC

            Meta 45%, Realizado 37%, esta redução de perdas deveu se a pronta comunicação dos ativistas em caso de fugas e desmantelamentos dos casos de roubo de água.

4.1 Substituição de contadores

          Meta 25, realizado 27. Conseguimos chegar a meta, foi por entrega dos activistas, colaboração dos gestores e rápida entrega de Contadores por parte da AdRC- Beira.

4.2 Remoções e cortes

            Meta 10, realizado 4.nao atingimos a meta devido as enxurradas existentes em Inhamizua, a equipe de perdas da AdRC Beira não tinham botas de chuvas.

ü  5. Volumes Facturados

Meta 20.000m3, Realizado 26093m3A subida deve se a angariação de novos clientes que aderem a novas ligações e recuperação de clientes suspensos.

          5.1 Clientes facturados

Meta 2999, Realizado 2656 em relação a meta faturou se a menos devido a Facturação de clientes suspensos, deslocados e com anomalia 02 contador não localizado.  

 5.2 Valores Facturados

           Meta 1.619.157,00 MZN, Realizado 1.168.534,00 através de leitura real, reportamos todos consumos que os cantadores marca no bairro de Inhamizua.

ü  6. Facturação com consumo mínimo

Meta 5.210 MZN, Realizado 6380MZN, Esta subida foi devido fornecimento de agua defeitos por parte da AdRC- Beira aos seus clientes, havia muitas interrupções de agua durante o mês de Marco.

ü  7. Encontros de partilha de resultados entre OCBs AdRC e WSUP,

São encontro de partilha das informações recolhidas no campo, nestes encontros ajuda solucionar algumas questões ou inquietações dos clientes da AdRC.

Desafios e dificuldades encontradas

(Descreva os principais desafios e dificuldades encontradas durante a realização das actividades)

Desafios

 - Continuar a sensibilizar os clientes da AdRC para pagar as suas dividas de consumos anteriores,

- Continuar a sensibilizar e angariar mais pessoas para aderir as novas ligações de agua,

- Continuar a articular com AdRC no sentido de resolver com urgência as anomalias encontrados no campo

 

Dificuldades encontrados

- Maior número de clientes do projecto OBA, não tem balizas, contadores e alguns não aparecem nas páginas de leitura;

- Há clientes da AdRC que nas suas torneiras continuam não jorrar água;

- Demora e não cumprimentos do calendário estabelecido de impressão das facturas, segundo as datas marcadas;

- Alterações de números de inspecções antigos para novas inspecções;

- Mudanças de lotes (zonas) e de novos gestores da zona;

 


0 Comentários