RELATÓRIO NARRATIVA DE ACTIVIDADES-Abril de 2024
Actividades desenvolvidas
Mais um mês produtivo e assim que avalia
resumidamente a OCB VIDEC em relação as atividades do projeto gestão de
Comunidade da Baixa Renda no bairro de Inhamizua.
DESENVOLVIMENTO
ü
1. Leitura
de Contadores e Entrega de Facturas –
Meta 92% Realizado 93%, em relação ao mês de Marco, tivemos uma subida acima de 100% devido a descoberta de novos clientes que não recebiam faturas durante muito tempo.
1.1 Novas
ligações
Meta 8, Realizado
15, este número conseguimos através
de sensibilização diária as comunidades para aderirem a novas ligações,
acreditamos que no próximo mês de Maio, o número poderá aumentar cada vez mais.
1.2 Recuperação de Clientes- Meta 18, realizado 6, esta actividade tem sido bem recebido pelos clientes que por motivo de divida viram interrompida o acesso a agua nas suas residências.
ü 2. Cobranças
Meta 1.168.534.00, Realizado 994.138,00, por vários motivos que determinaram o não pagamento das facturas, avaria de Mutua, conjuntivite e não ter a data fixa de Leitura e entrega de facturas.
2.1 Valores cobrado
normal
Meta 1.619,157 MZN, Realizado 1.168.534 MZN, Nem todos clientes foram pagar as suas facturas nas lojas da AdRC- Beira.
2.2 Valores cobrados de dívidas
Meta Fixada 400.000,00 MZN; Realizado 522.653,64 Mt- através de sensibilização diária e cobranças nos finais do mês perçoadimos os clientes a aproximar aos balções de AdRC Beira para fazerem os pagamentos dos seus consumos mensais na sua totalidade e uma percentagem de saldo em divida.
ü 3. Valores
cobrados Total
Meta 2 021 888 MZN, Realizado 1.516.792 Mt, através de sensibilização diária e cobranças nos finais do mês perçoadimos os clientes a aproximar aos balcões de AdRC Beira para fazerem os pagamentos dos seus consumos na sua totalidade da fatura ou no valor que dispõe.
ü 4. Perdas na
ZMC
Meta 45%, Realizado 37%, esta redução de perdas deveu se a pronta comunicação dos ativistas em caso de fugas e desmantelamentos dos casos de roubo de água.
4.1
Substituição de contadores
Meta 25, realizado 27. Conseguimos chegar a meta, foi por entrega dos activistas, colaboração dos gestores e rápida entrega de Contadores por parte da AdRC- Beira.
4.2 Remoções
e cortes
Meta 10, realizado 4.nao atingimos a meta devido as enxurradas existentes em Inhamizua, a equipe de perdas da AdRC Beira não tinham botas de chuvas.
ü 5. Volumes Facturados
Meta 20.000m3, Realizado 26093m3 – A subida deve se a angariação de novos clientes que aderem a novas ligações e recuperação de clientes suspensos.
5.1 Clientes facturados
Meta 2999, Realizado 2656 em relação a meta faturou se a menos devido a Facturação de clientes suspensos, deslocados e com anomalia 02 contador não localizado.
5.2
Valores Facturados
Meta 1.619.157,00 MZN, Realizado 1.168.534,00 através de leitura real, reportamos todos consumos que os cantadores marca no bairro de Inhamizua.
ü 6. Facturação com consumo mínimo
Meta 5.210 MZN, Realizado 6380MZN, Esta subida foi devido fornecimento de agua defeitos por parte da AdRC- Beira aos seus clientes, havia muitas interrupções de agua durante o mês de Marco.
ü 7. Encontros de partilha de resultados entre OCBs AdRC e
WSUP,
São encontro de partilha das informações recolhidas no campo, nestes encontros ajuda solucionar algumas questões ou inquietações dos clientes da AdRC.
Desafios e dificuldades encontradas
(Descreva
os principais desafios e dificuldades encontradas durante a realização das actividades)
Desafios
- Continuar a sensibilizar os clientes da AdRC
para pagar as suas dividas de consumos anteriores,
-
Continuar a sensibilizar e angariar mais pessoas para aderir as novas ligações
de agua,
-
Continuar a articular com AdRC no sentido de resolver com urgência as anomalias
encontrados no campo
Dificuldades encontrados
-
Maior número de clientes do projecto OBA, não tem balizas, contadores e alguns
não aparecem nas páginas de leitura;
-
Há clientes da AdRC que nas suas torneiras continuam não jorrar água;
-
Demora e não cumprimentos do calendário estabelecido de impressão das facturas,
segundo as datas marcadas;
-
Alterações de números de inspecções antigos para novas inspecções;
-
Mudanças de lotes (zonas) e de novos gestores da zona;
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